
Osasuna denuncia que UEFA quer impedir equipe de participar da Liga Conferência
Por AFP
São Paulo, SP"O Osasuna teve conhecimento das condições do relatório elaborado pelos inspetores do Comitê de Controle, Ética e Disciplina da Uefa. Em tal documento, os inspetores declaram a 'inelegibilidade' do clube para participar da Liga Conferência 2023/2024, negando o direito conquistado de forma justa dentro de campo de participar de competições europeias", diz a nota do clube espanhol.
O motivo desta recomendação é a sentença do Supremo Tribunal da Espanha que condena vários ex-dirigentes do Osasuna por manipulação de resultados na temporada 2013/2014.
"A Uefa não quis levar em consideração que foram os próprios tribunais espanhóis que declararam, literalmente, que o Osasuna foi vítima de desvio de verbas realizado por alguns de seus ex-diretores", acrescenta o comunicado.
O clube ressalta que, com esta decisão, a Uefa pune a atual gestão, que "justamente abriu um processo judicial para recuperar o dinheiro subtraído ilicitamente dos cofres da entidade e restaurar sua credibilidade".
O Osasuna conseguiu a classificação para a Liga Conferência ao terminar o Campeonato Espanhol da temporada passada na sétima posição.