A punição da entidade do futebol europeu se dá por irregularidades cometidas por lideranças do clube espanhol na temporada 2013/14. Ainda segundo a organização, o Osasuna não cumpre o dever de "não haver estado direta ou indiretamente envolvido em nenhuma atividade destinada a influenciar o resultado de um jogo".
COMUNICADO OFICIAL | El Comité de Apelación de la UEFA deja a Osasuna fuera de la Conference League 2023-2024.
— C. A. OSASUNA (@Osasuna) July 4, 2023
"O Club Atlético Osasuna não partilha em nada os critérios da Uefa nem da investigação do caso levada a cabo e lamenta a mensagem errada que a Uefa envia ao mundo do futebol punindo quem denuncia a corrupção e a processa em tribunal. Por último, anuncia que continuará a utilizar todos os instrumentos legais ao seu dispor para enfrentar a Uefa e pôr fim ao que considera uma grave violação dos seus direitos", disse o clube, em nota oficial.
No entanto, o Osasuna irá recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) para tentar reverter a punição. A ideia é apresentar provas de que o clube não tem envolvimento em manipulação de jogos. De acordo com o jornal espanhol Marca, o TAS tem até 7 de agosto para dar seu veredito para a situação.
Caso não consiga reverter a punição e seja de fato excluído da próxima Liga Conferência, o Athletic Bilbao, que ficou uma posição atrás na tabela da La Liga da temporada passada, será automaticamente classificado para o torneio continental.
Há alguns dias, o Barcelona passou por situação parecida, podendo ficar de fora da próxima Liga dos Campeões, mas conseguiu reverter a punição. Os catalães teriam sido acusados de envolvimento no 'Caso Negreira', que se baseava em pagamentos suspeitos a ex-comandantes de arbitragem na Espanha.