Tetracampeão mundial, Verstappen desbancou o favoritismo da McLaren. Lando Norris, com 12 milésimos de segundo a menos, ficou em segundo, enquanto Oscar Piastri, com 44 milésimos atrás do holandês, garantiu o terceiro lugar no grid de largada.
"Fizemos todo o possível para encontrar as melhores configurações no fim de semana. A última volta na classificação foi realmente fantástica. Faremos o nosso melhor amanhã (domingo) para manter a liderança", garantiu o piloto da Red Bull, que foi parabenizado por seu chefe, Christian Horner.
Ver essa foto no Instagram
A quarta volta mais rápida ficou com o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, seguido por George Russell e Andrea Kimi Antonelli, ambos pilotos da Mercedes.
O francês Isack Hadjar, da Racing Bulls, conquistou a sétima posição, à frente de Lewis Hamilton, da Ferrari. O tailandês Alexander Albon, da Williams, e o britânico Oliver Bearman, da Hass, aparecem fechando os primeiros dez pilotos do grid.
Apesar de correr diante de seu torcedor, Yuki Tsunoda não teve bom desempenho. O piloto da Red Bull Racing, que havia ficado em 15º lugar, ganhou uma posição, assim como Fernando Alonso, Liam Lawson e Tsunoda. Isso porque Carlos Sainz foi punido e perdeu três pontos ao atrapalhar a volta de de Hamilton.
O GP está marcado para este domingo, às 02h (de Brasília), no Circuito de Suzuka, no Japão.
Veja como ficou o grid de largada do GP do Japão:
1 - Max Verstappen (Red Bull)
2 - Lando Norris (McLaren)
3 - Oscar Piastri (McLaren)
4 - Charles Leclerc (Ferrari)
5 - George Russell (Mercedes)
6 - Andrea Kimi Antonelli (Mercedes)
7 - Isack Hadjar (Racing Bulls)
8 - Lewis Hamilton (Ferrari)
9 - Alexander Albon (Williams)
10 - Oliver Bearman (Haas)
11 - Pierre Gasly (Alpine)
12 - Fernando Alonso (Aston Martin)
13 - Liam Lawson (Racing Bulls)
14 - Yuki Tsunoda (Red Bull Racing)
15 - Carlos Sainz (Williams)
16 -Nico Hülkenberg (Sauber)
17 - Gabriel Bortoleto (Sauber)
18 - Esteban Ocon (Ocon)
19 - Jack Doohan (Alpine)
20 - Lance Stroll (Aston Martin)